quarta-feira

O Grupo Atrás do Pano - História

Buscando, inicialmente, desenvolver técnicas de manipulação, criação e confecção de bonecos , o encontro dos artistas plásticos Paulinho Polika, Luiz Nacif e Sandra Braga deu origem à montagem e à criação do grupo.

Assim, no ano de 1982 foi criado o Atrás do Pano, estreando o Teatro de Bonecos “A Ópera do Bicão”. Em busca de conhecimento e aprimoramento das técnicas do teatro de bonecos, freqüentaram oficinas e participaram de montagens com o mestre Álvaro Apocalipse, do Grupo Giramundo, na EBA - UFMG. Também iniciaram nesta década inserções no campo da Cenografia e Figurinos, contribuindo em várias montagens da época, na cidade de Belo Horizonte.
Em 1990, o Atrás do Pano se reestrutura com a presença de novos atores : Myriam Nacif, Paulo Thielmann e Daniel Furtado. Realiza neste ano uma nova montagem, "Teatro Móvel". O espetáculo que unia as formas animadas à mímica e à música, foi dirigido por Paulinho Polika, sendo vencedor do “Prêmio Concorrência Fiat”.

Paralelamente às montagens, o grupo desenvolve pesquisas em Arte e educação, adquirindo larga experiência no trabalho com crianças e adolescentes, a partir do resgate e desenvolvimento de jogos e brincadeiras. Envolvido com a criação e produção de eventos culturais, destaca-se pela inventividade como elabora ambientes teatrais e recreativos a partir de temas não convencionais. Ao colocar o teatro à disposição da informação e da comunicação, confere aos eventos um caráter educativo e cultural.

Focado na pesquisa e desenvolvimento de personagens do cotidiano das cidades e a partir da obra da literatura de Marcelo Xavier, o grupo vislumbra uma nova forma de atuação na rua ou em espaços alternativos , ao montar o espetáculo “Tem de Tudo Nesta Rua”, dirigido por Rodrigo Campos. O novo espetáculo participa do Fit-1994, com grande aceitação de público e crítica. Participam desta montagem novos integrantes como Gorete Milagres, Luiz Augusto e Nelson Bam-Bam. Em 1996 o espetáculo participa do Festival Nacional de Teatro “Isnard Azevedo” em Florianópolis – SC, recebendo os prêmios de melhor cenografia e melhor espetáculo de Rua – Júri Popular.

Comungando ainda as formas animadas a um estilo teatral lúdico e interativo, o grupo parte, entre os anos de 2002 a 2004, para a pesquisa da oralidade popular através do resgate de estórias, casos e cantigas. São resultados deste novo projeto os espetáculos “A Toalha Mágica” – Direção Carlos Rocha e “Atrás do Pano e suas Estórias Cantantes”.

Atualmente o grupo é integrado pelos artistas Myriam Nacif, Guda Coelho e Paulo Thielmann, agregando ainda a participação de atores, atrizes e diretores convidados a seus novos projetos. Em 2003 fixou sua sede na região de Nova Lima, onde desenvolve suas atividades artísticas e oferece cursos de formação para crianças, adolescentes e professores. O Grupo atualmente, em parceria com a prefeitura Municipal de Nova Lima, ministra o curso de Teatro para jovens e adultos no Teatro Municipal Manoel Franzen De Lima.

Um comentário:

professora donizetti disse...

Olá, Miriam e Paulo,

estou em Campos Gerais, no Festival de Inverno, trabalhando uma oficina de leitura e produção de jornal para professores.
Encontrei a participação de vcs aqui.
Um abraço,
Dony